Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Central de
atendimento
Ganhe 15% OFF*
na sua primeira compra no site.
Utilize o cupom
vitatalks
*Uso único por CPF
Central de
Atendimento
Vitafor
Ícone de Busca
Ganhe 15% OFF*
na sua primeira compra.
Utilize o cupom
vitatalks
*Uso único por CPF
9/9/2023
Ícone Tempo
3
MIN
MIN DE LEITURA
Bem estar

O que é creatina: saiba por que ela deve fazer parte da sua rotina

A creatina é uma substância naturalmente produzida pelo corpo e também encontrada em alimentos e suplementos. Ela atua no fornecimento de energia para as células, especialmente musculares, sendo amplamente utilizada para melhorar o desempenho físico, aumentar a força e favorecer o ganho de massa muscular.

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre creatina. Esse suplemento se tornou queridinho de quem pratica atividade física regularmente. Mas você sabe quais são os seus benefícios para o organismo? 

A creatina é uma substância formada a partir de outras 3: glicina, arginina e metionina, e é produzida pelo próprio organismo, mas também pode ser consumida a partir de alimentos e suplementação. 

A força necessária para o melhor desempenho 

Muito conhecida por quem pratica exercícios físicos, a creatina é uma grande aliada desse público, pois consegue “estocar” energia, melhorando a performance em exercícios de força e repetição. Entre seus efeitos, também promove maior ganho de massa muscular. 

Mas não é só quem pratica atividades físicas que pode se beneficiar dela, sabia? 

Ação da creatina em idosos 

De acordo com estudos recentes, pessoas idosas podem ter a creatina como uma aliada na prevenção e no tratamento de algumas condições que ocorrem com o processo de envelhecimento, como a sarcopenia, que consiste na perda de massa muscular, de força e desempenho físico. 

Benefícios para a saúde cognitiva 

O uso da creatina tem sido analisado, também, na cognição. Resultados mostram que ela atua no sistema nervoso central, minimizando a fadiga mental e sendo positiva na terapia de doenças degenerativas, como doença de Parkinson. 

Uma revisão de literatura publicada pela Revista Liberum Accesum sobre a suplementação de creatina na função cognitiva aponta que esse suplemento tem resultados positivos para pessoas com privação de sono e doenças neurológicas. 

Além disso, pode auxiliar na redução dos sintomas da depressão, por oferecer um suporte de energia, que pode melhorar o cansaço mental, tendo impacto sobre a doença. 

Outros estudos estão sendo desenvolvidos e é provável que em breve tenhamos ainda mais evidências sobre os benefícios da ingestão de creatina. No entanto, é importante ter o auxílio de um profissional de saúde para indicações individualizadas de consumo. 

Em qual creatina apostar? 

As creatinas da VITAFOR® são 100% puras e passam por um rigoroso processo desde sua matéria-prima, que é avaliada por um laboratório próprio, o VLabor, que comprova a qualidade de tudo o que entra e sai da fábrica. 

CREATINE® é composta 100% por creatina monohidratada, possui alta solubilidade, é vegana e pode ser consumida em água ou adicionada a bebida de sua preferência.

CREAFORT®, além de possuir os mesmos benefícios de CREATINE®, possui o selo Creapure®, uma marca patenteada desenvolvida por uma empresa alemã que controla todo o processo produtivo para garantir máxima qualidade e pureza. 

Visite o site da Vitafor e confira nosso catalogo de creatina e outros suplementos importantes. 

Referências:
Os efeitos da suplementação de creatina no organismo (pucgoias.edu.br) Benefícios de forma de utilização da creatina aliada ao exercício físico resistido e a saúde humana A ação da creatina no desempenho esportivo: uma revisão sistemática | RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva Suplementação de creatina em idosos: efeitos e benefícios | Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento (rsdjournal.org) Efeitos da creatina no sistema nervoso central em diversas faixas etárias: Revisão de literatura | Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão (emnuvens.com.br) A SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA NA FUNÇÃO COGNITIVA: UMA REVISÃO NUTRICIONAL | de Morais | Revista Liberum accessum (liberumaccesum.com.br)