Como o ômega 3 pode melhorar a saúde dos idosos?
Suplementar o ômega 3 para idosos pode ser uma ótima maneira de auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao avanço da idade, como demência, artrite reumatoide e degeneração macular, proporcionando, assim, um processo de envelhecimento mais saudável e tranquilo.
O ômega 3 para idosos pode ser um importante aliado no combate a doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, além de contribuir para a melhora da função cognitiva e da memória.
Conforme envelhecemos, ficamos mais propensos a desenvolver algumas enfermidades, como artrite, artrose e problemas no coração.
Contudo, com um estilo de vida saudável, acompanhamento médico contínuo e o uso adequado de suplementos, é possível prevenir essas doenças e manter a saúde em todas as fases da vida.
Sendo assim, se você quer saber como o ômega 3 pode ajudar a melhorar sua saúde, continue lendo este conteúdo.
Por que o ômega 3 é importante para idosos?
O ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados, também conhecidos como gorduras boas, que age em diversos sistemas do organismo e, por isso, é primordial para o bom funcionamento do corpo de indivíduos de todas as idades, especialmente os idosos.
Isso porque, Conforme o processo de envelhecimento acontece, ocorrem algumas mudanças no organismo, como:
- Redução da massa muscular;
- Aumento da gordura corporal;
- Diminuição da capacidade contrátil do coração;
- Decrescimento do número de sinapses;
- Endurecimento das articulações.
Uma maneira de minimizar os efeitos das alterações no corpo é suplementar ômega 3 para idosos, especialmente quando a ingestão por meio da alimentação é difícil. No entanto, essa suplementação deve ser orientada por um médico ou nutricionista.
Esse conjunto de ácidos graxos age em diversas partes do corpo, ajudando a fortalecer o organismo e protegê-lo de doenças podem afetar com mais frequência os idosos, como o mal de Alzheimer e a artrite reumatoide.
Assim, a ingestão desse nutriente é importante para muitas pessoas nessa fase da vida.
Quais são os benefícios do ômega 3 para a saúde dos idosos?
O ômega 3 oferece diversos benefícios para a saúde e o bem-estar de idosos que desejam manter-se ativos nessa fase da vida. A seguir, veja alguns dos principais:
Melhora da saúde cardiovascular
Esse composto auxilia na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL, possui efeito antiarrítmico e antiaterogênico, o que o torna um aliado na prevenção e no combate a doenças cardíacas.
Melhora da cognição e da memória
O consumo desse nutriente está ligado a uma maior plasticidade cerebral, favorecendo a saúde cognitiva, e também está associado a um hipocampo maior, região responsável pela formação e armazenamento das memórias.
Assim, essa substância auxilia nas sinapses, que, como mencionado antes, diminuem com o envelhecimento. As sinapses, que conectam os neurônios, são essenciais para o funcionamento adequado do cérebro e são importantes na criação das lembranças.
Manutenção da saúde ocular
Parte da retina dos olhos é formada por DHA (ácido docosahexaenoico), um ácido graxo ômega 3. Esse composto contribui para prevenir a degeneração macular, uma condição grave que pode causar perda da visão.
Auxílio ao tratamento de problemas articulares
Esse nutriente tem uma potente ação anti-inflamatória e ainda contribui para reduzir a produção de moléculas ligadas ao processo de inflamação. Por isso, ele pode ser um aliado relevante no tratamento e na prevenção de problemas articulares, como a artrite reumatoide.
Combate a depressão
O consumo dessa suplementação pode ajudar a estimular a produção de serotonina, uma substância relacionada à sensação de bem-estar. Além disso, ele ajuda a aperfeiçoar a ligação entre os neurotransmissores e os seus receptores no cérebro. Portanto, esse nutriente pode auxiliar no combate à depressão.
Como o ômega 3 pode ajudar na prevenção e no tratamento de doenças comuns na terceira idade?
Este composto possui um efeito anti-inflamatório e antioxidante, sendo eficaz no combate aos radicais livres e ao estresse oxidativo, que contribuem para o acúmulo de placas nas artérias, aumentando o risco de doenças como aterosclerose.
Ele também pode ser útil para prevenir doenças neurológicas comuns na terceira idade, como mal de Alzheimer e a demência, pois ele tem um efeito neuroprotetor e ainda estimula a produção de mais células cerebrais.
O estudo Omega-3 fatty acids in pathological calcification and bone health, publicado na National Library of Medicine, aponta que os ácidos graxos ômega-3 podem prevenir a deterioração óssea e contribuir para o aumento da mineralização, sendo uma estratégia eficaz no combate à osteoporose, condição que enfraquece os ossos.
Além do mais, ele tem um efeito imunomodulador que age diretamente nas células de defesa do corpo, fazendo com que o organismo fique mais preparado para lidar com infecções causadas por vírus e bactérias.
Quais são as melhores fontes de ômega 3 para idosos?
Esse nutriente pode ser obtido por meio da suplementação e da dieta. Entre os alimentos que são fontes desse composto estão os peixes de águas frias e profundas, como o salmão.
Qual é a dosagem recomendada de ômega 3 para idosos?
Esse valor pode variar de acordo com as condições de saúde de cada pessoa. Sendo assim, é importante procurar um profissional de saúde para que ele possa indicar a dose mais adequada para você, baseado nas suas necessidades.
Qual o melhor ômega 3 para os idosos?
O mais indicado para idosos é aquele com altas concentrações de ácidos graxos, o que indica maior pureza do produto. Também é recomendável escolher um suplemento que possua certificações de pureza, como o selo de qualidade IFOS.
Agora que você entende os principais benefícios desse recurso para a terceira idade, consulte seu médico para iniciar a suplementação desse nutriente. Ao escolher, visite o site da Vitafor, onde você encontrará diversas opções e poderá selecionar a mais adequada para o seu caso.