Tudo sobre colágeno: pele, ossos e envelhecimento
Você sabia que o colágeno é a proteína mais presente no corpo humano? Isso mesmo, é uma proteína! Ele faz parte de 25 a 30% de toda a proteína que temos. Está presente em tudo: ossos, articulações, músculos, pele, unhas e até no cabelo.
Colágeno não é só mais uma palavra da moda no mundo da saúde, ele é vital em nosso corpo. Para saber mais sobre essa super proteína, confira nosso texto completo explicando sobre o que é colágeno, todos os tipos e benefícios!
Colágeno X envelhecimento: por que com o tempo precisamos repor colágeno?
Com o passar dos anos, nosso corpo muda. Quando somos jovens, essa é uma proteína produzida a todo vapor. Quando chegamos na faixa dos 50 anos, isso também se transforma. A produção desta proteína cai drasticamente e passamos a produzir apenas 35% do que precisamos.
É aí que os sinais começam a aparecer. Rugas, pele mais flácida e até dores nas articulações. Por esse e outros motivos que a suplementação é tão importante para quem busca qualidade de vida e envelhecimento saudável.
Efeitos da falta de colágeno no corpo
Com a diminuição da produção de colágeno pelo corpo, os sinais começam a aparecer naturalmente. Nossa pele é formada por 70% de colágeno, por isso, essa diminuição causa a perda de elasticidade e estrutura. Assim, podemos começar a enxergar as rugas quando olhamos no espelho.
Essa aparência mais envelhecida e a perda da estrutura da pele também é favorecida por outros fatores. Beber, fumar, comer mal e não usar protetor solar também ajudam a não ter uma pele bonita e saudável.
Ele também está presente em outras partes do corpo além da pele. Unhas e cabelos também são afetados pela diminuição da produção, deixando-os quebradiços.
Além disso, a sensação de estar “enferrujado” é outro efeito. A falta de flexibilidade e menos colágeno podem causar problemas nas articulações. Isso também enfraquece os ossos e músculos à medida que envelhecemos.
Tipos de colágeno e suas diferenças
Existe mais de um tipo de colágeno no corpo humano. Se você tem interesse na suplementação, é importante conhecer suas diferenças para buscar o melhor colágeno. Os mais comuns são: colágeno tipo I e colágeno tipo II.
Tipo 1
Esse está presente nos ossos, tendões e na pele.
Estudos falam que o suplemento de colágeno pode ajudar na manutenção da saúde da pele, ossos, cabelos, unhas e na cicatrização da pele.
A Vitafor apresenta duas versões de suplementação do colágeno em pó, do tipo 1:
- Colagentek® Beauty: traz 2,5 g de peptídeos bioativos de colágeno Verisol®, ácido hialurônico, ácido ortosilício, além de vitaminas e zinco para potencializar a ação.
- Colagentek®: traz 9 g de peptídeos bioativos de colágeno, ácido ortosilício, além de vitaminas e minerais para potencializar a ação.
Tipo 2
Esse está presente nas cartilagens do corpo.
Ele é o melhor amigo das pessoas que passam por lesões, inflamação, artrite e osteoartrite. Pode ser utilizado como suporte no tratamento e traz excelentes resultados.
Também é um aliado para o uso preventivo, pensando na manutenção do bem-estar e no futuro.
Estudos dessa proteína demonstram que ele também pode ajudar na melhora da flexibilidade das articulações e no alívio das dores nestas áreas.
Se você sente esse tipo de desconforto, a Vitafor tem a opção de colágeno tipo 2 ideal para você.
Colagentek® tipo II: tem uma formulação estratégica. Nele é adicionado o Metilsulfonilmetano, que é um potente anti-inflamatório, principalmente nos ossos e cartilagens. Também contém ácido hialurônico, cálcio, silício, extrato de alho em pó e molibdênio. Muito mais para sua saúde articular.
Colágeno: para que serve? Benefícios do uso
As pesquisas apontam que tomar colágeno traz os seguintes resultados:
- Tipo 1: ajuda na diminuição de rugas, aumenta a elasticidade e hidratação da pele, diminuição da flacidez e celulites. Também promove o fortalecimento de unhas e cabelos.
- Tipo 2: auxilia na melhoria da flexibilidade das articulações e no alívio de dores articulares.
Além dos benefícios conhecidos, as fórmulas da Vitafor são estrategicamente elaboradas para promover os melhores resultados. Com matérias primas de padrão ouro e nutrientes que atuam em sinergia na formulação. Tudo para potencializar ainda mais os benefícios.
prateleiradeprodutos
O que é o colágeno hidrolisado?
Agora, vamos para a aula! A proteína composta por uma cadeia de aminoácidos. O processo de hidrólise é responsável pela quebra dessa proteína em partes menores.
Ou seja, o hidrolisado é basicamente "quebradinho" em pedacinhos menores. Isso facilita a absorção pelo corpo!
Esse processo é comum no tipo I. Já o tipo II é consumido sem o processo de hidrólise. O tipo 1 é absorvido facilmente com hidrólise. O tipo 2 é melhor aproveitado pelo corpo sem passar por hidrólise.
Favorite o blog e mantenha-se sempre atualizado com o Vita Talks.
Disclaimer:
As informações deste site são para conhecimento geral e não substituem o médico ou tratamento de condições médicas específicas.
Sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde qualificado se tiver dúvidas sobre sua saúde.
As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e/ou mídias sociais.