Central de
Atendimento
Vitafor
Ganhe 15% OFF*
na sua primeira compra no site.
Utilize o cupom
vitatalks
*Uso único por CPF
Central de
Atendimento
Vitafor
Ícone de Busca
Ganhe 15% OFF*
na sua primeira compra.
Utilize o cupom
vitatalks
*Uso único por CPF
25/1/2024
Ícone Tempo
6
MIN
MIN DE LEITURA
Massa muscular

Whey Protein: Para que serve e como tomar?

O Whey Protein é muito popular atualmente, sendo cada vez mais usado como suplemento e na rotina de muitas pessoas. Se você se interessa pelo universo da nutrição ou busca uma vida mais saudável, provavelmente já ouviu falar dele.

Sua fama tem um bom motivo: ele é ótimo para ajudar na construção de músculos e ossos, além de muitos outros benefícios. Agora chegou a hora de você conhecer ainda mais sobre o Whey Protein. Vamos lá?

Afinal, o que é Whey Protein?

O Whey Protein é a proteína perfeita para praticantes de exercícios físicos ou não praticantes. Mas você sabe de onde ele vem?

É simples: Whey Protein vem do soro do leite. Sabe o leite que você bebe? Ele é composto de 20% de soro (Whey) e 80% é de outra proteína, chamada caseína. A grande vantagem do Whey é que ele é rapidamente absorvido pelo nosso corpo, ajudando os músculos a se recuperarem.

Além disso, ele é rico em aminoácidos essenciais, partes da proteína que o nosso corpo adora, mas não produz. Por isso, precisam ser ingeridos como fontes de proteína na alimentação.

O Whey é um suplemento amplamente estudado. Muitas pesquisas mostram que o Whey auxilia na nossa saúde em diversos aspectos. Melhora a imunidade, ajuda a perder gordura, auxilia no ganho de massa muscular e até tem ação antioxidante.

Quais são os tipos de Whey Protein?

Todo Whey é igual? Não!

Antes de pensar nas diferenças da qualidade, marca, quantidade ou sabor, existem diferentes tipos de Whey Protein. A proteína do soro do leite é apresentada em forma de suplementação de três modos: Concentrada, Isolada e Hidrolisada.

Vamos entender a diferença entre cada uma das proteínas do leite?

  • Whey Protein Concentrado – WPC: Esse é o primeiro estágio do Whey. Depois de remover a caseína, fica o WPC. Este tem mais carboidratos, bom também para praticantes de atividades físicas.
  • Whey Protein Isolado – WPI: É o Whey que passa por processos extras de filtragem, que reduzem as gorduras, carboidratos e lactose. Quer um exemplo? O Isofort® da Vitafor é deste tipo e é bem concentrado em proteínas. E para quem tem intolerância à lactose, esse pode ser o Whey ideal.

Pessoas com intolerância à lactose devem perguntar ao médico ou nutricionista se podem consumir Whey Isolado ou Hidrolisado.

  • Whey Protein Hidrolisado – WPH: Esse aqui é o Whey "pré-digerido". Isso significa que o corpo absorve de maneira facilitada e rápida. Ele passa pelo processo de hidrolise, que se refere a quebra da molécula de proteína, reduzindo em partículas menores.

Quem pode tomar Whey Protein?

O Whey Protein é muito versátil. pode ser consumido por diversos públicos. Pessoas que buscam um complemento proteico na alimentação, independente do gênero ou idade. Alguns públicos que podem se beneficiar com o consumo de WP são:

  • Pessoas que buscam reparo muscular, hipertrofia.
  • Idosos com perda de massa muscular: sarcopenia.
  • Praticantes de atividade física.
  • Para quem busca mais saciedade em refeições.
  • Pessoas que queiram aumentar a ingestão de proteínas diária.
  • Pessoas com necessidades específicas, com a prescrição do médico ou nutricionista.

Qual melhor hora para tomar Whey Protein?

São muitas formas diferentes e estratégicas para utilizar o Whey Protein e como tomar. Tudo varia de acordo com o seu perfil e objetivos. Por isso, é sempre essencial buscar um profissional da saúde para adequar sua melhor forma de consumo.

Mas aqui vão algumas dicas sobre a melhor hora para tomar o seu Whey Protein:

  • No intervalo das refeições: uma ótima opção de lanche! o Whey auxilia na sensação de saciedade, no controle do peso, processo de emagrecimento e na relação de massa magra x massa gorda.
  • Pré ou pós treino: auxilia a repor as necessidades musculares de proteínas e auxiliar o crescimento muscular.

prateleiradeprodutos

Quem não treina pode tomar Whey Protein?

Essa ainda é uma dúvida muito comum quando o assunto é suplementação com Whey Protein. E vamos te ajudar a esclarecer esse mistério!

As proteínas são essenciais na manutenção e construção dos músculos. Você consome proteína no seu dia a dia, em diversas refeições. Seja de origem vegetal ou animal, elas estão presente no seu prato durante as refeições. Independente de treinar ou não, certo?

Com o Whey não é diferente! Ele atua fornecendo proteínas de alto valor biológico e fácil digestão para nosso corpo. Ou seja, você pode explorar os benefícios do Whey Protein para além do treino.

Você sabia que o whey pode auxiliar no pós-operatório de alguns pacientes? Ou para quem não consome as proteínas necessárias no dia a dia? Até crianças podem consumir o whey protein como uma opção de lanche ou nas receitas. São muitas possibilidades!

Além disso, pessoas que receberam prescrição médica ou de nutricionista, são outros exemplos que devem consumir Whey Protein.

Tem Whey Protein vegano?

Quando falamos de Whey Protein, nos referimos a proteína retirada do soro de leite. Porém, o mundo das proteínas tem muitas outras fontes, tanto animais quanto vegetais.

Para quem possui um estilo de vida vegano ou vegetariano, a Vitafor também possui opções! A linha de suplementos de proteínas vegetais: Isocrisp Plant e Isofort Plant. Isocrisp® Plant possui 14 gramas de proteína isolada da ervilha por porção, além de fibra de beterraba.

O Isofort® Plant possui 24 gramas de proteína isolada da ervilha e do arroz. Além disso, possui vitamina B12 de origem vegetal, que fortalece o sistema imunológico e auxilia no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Como escolher o melhor Whey Protein?

Você já deu o primeiro passo: escolheu começar a consumir Whey Protein. Mas e agora? Qual é o melhor Whey Protein?

Você já viu que são muitos tipos e formas disponíveis no mercado. O melhor Whey Protein é aquele que se enquadra às suas necessidades e ao seu perfil. Para isso, podemos te ajudar em alguns pontos para considerar na hora de realizar a sua compra:

  • Verifique a composição: priorize alto teor de proteína, entre outros nutrientes que enriquecem sua fórmula.
  • Sabor: consumir Whey Protein pode (e deve) ser gostoso! Experimente, teste e escolha um sabor que encante seu paladar.

Na Vitafor, o Whey Fort® 3W, possui 8 sabores surpreendentes. Chocolate, baunilha, cookies & cream, mochaccino, frutas vermelhas, paçoca, banana e também a opção neutra. Tem opções para todos os gostos!

  • Procure informações e selos de qualidade: a responsabilidade e garantia da marca são essenciais para garantir sua segurança e saúde.
  • Embalagens e porções: entenda qual formato melhor se adapta a sua rotina. Praticidade também é um dos benefícios do Whey Protein.

Lembre-se: consulte seu médico ou nutricionista para orientações especializadas para o seu perfil e a quantidade de proteínas ideal para você!

Onde comprar Whey Protein?

Sua saúde merece o melhor cuidado, não caia em cilada. A qualidade e segurança dos revendedores, é essencial na sua escolha. Invista em lojas credenciadas e oficiais.

prateleiradeprodutos

Favorite o blog e mantenha-se sempre atualizado com o Vita Talks.

Disclaimer:

As informações deste site são para conhecimento geral e não substituem o médico ou tratamento de condições médicas específicas.

Sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde qualificado se tiver dúvidas sobre sua saúde.

As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e/ou mídias sociais.

Referências:
Fabiano Kenji Haraguchi, Wilson César de Abreu, Heberth de Paula. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Disponível: https://www.scielo.br/j/rn/a/PRpChxDqt3YYYvkN8KFRDmS/?lang=pt Cereda E, Turri A, Klersy C, Cappello S, Ferrari A, Filippi AR, Brugnatelli S, Caraccia M, Chiellino S, Borioli V, Monaco T, Stella GM, Arcaini L, Benazzo M, Grugnetti G, Pedrazzoli P, Caccialanza R. Whey protein isolate supplementation improves body composition, muscle strength, and treatment tolerance in malnourished advanced cancer patients undergoing chemotherapy. Cancer Med. 2019 Nov;8(16):6923-6932. doi: 10.1002/cam4.2517. Epub 2019 Sep 30. PMID: 31568698; PMCID: PMC6853834. Disponível: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31568698/ Nabuco HCG, Tomeleri CM, Fernandes RR, Sugihara Junior P, Cavalcante EF, Cunha PM, Antunes M, Nunes JP, Venturini D, Barbosa DS, Burini RC, Silva AM, Sardinha LB, Cyrino ES. Effect of whey protein supplementation combined with resistance training on body composition, muscular strength, functional capacity, and plasma-metabolism biomarkers in older women with sarcopenic obesity: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Clin Nutr ESPEN. 2019 Aug;32:88-95. doi: 10.1016/j.clnesp.2019.04.007. Epub 2019 May 13. PMID: 31221297. Disponível: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31221297/ Kirk B, Mooney K, Vogrin S, Jackson M, Duque G, Khaiyat O, Amirabdollahian F. Leucine-enriched whey protein supplementation, resistance-based exercise, and cardiometabolic health in older adults: a randomized controlled trial. J Cachexia Sarcopenia Muscle. 2021 Dec;12(6):2022-2033. doi: 10.1002/jcsm.12805. Epub 2021 Sep 14. PMID: 34520104; PMCID: PMC8718053. Disponível: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34520104/ Cereda E, Pisati R, Rondanelli M, Caccialanza R. Whey Protein, Leucine- and Vitamin-D-Enriched Oral Nutritional Supplementation for the Treatment of Sarcopenia. Nutrients. 2022 Apr 6;14(7):1524. doi: 10.3390/nu14071524. PMID: 35406137; PMCID: PMC9003251. Disponível: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35406137/ Mølgaard C, Larnkjær A, Arnberg K, Michaelsen KF. Milk and growth in children: effects of whey and casein. Nestle Nutr Workshop Ser Pediatr Program. 2011;67:67-78. doi: 10.1159/000325576. Epub 2011 Feb 16. PMID: 21335991. Disponível: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21335991/